sábado, 25 de abril de 2020

Salete Borges


MARIA DA SALETE BORGES, natural de Itaú, RN, nascida em 26 de maio de 1939, filha de Coriolano José de Sousa e Maria dos Anjos Borges. Era casada com Pedro Antônio de Oliveira e teve uma única filha, a assistente social Marta Betânia Borges de Oliveira.

Salete Borges foi criada por Rita Maria Borges e pela tão querida Joana Maria Borges, ambas suas tias. Dona Joaninha era conhecida pela confecção de balões lindíssimos que deixavam o céu com muito mais brilho e encanto nas noites de maio, mês de Maria, e junho, nas festas juninas.

Salete lecionou no Mobral, instituto do qual foi uma das fundadoras na cidade de Itaú. Também era professora na Escola Estadual Francisco Pinto e na Escola Estadual Praxedes Martins e dava aulas particulares na sua residência, situada à rua Fausto Pinheiro, 13, Centro.

Era uma professora muito honrada e respeitada por seus alunos; era uma mulher simples, determinada e de família humilde, porém de muito boa conduta. Muito fiel e devota à padroeira da cidade, Nossa Senhora das Dores, destinava o dinheiro arrecadado com os bilhetes das peças teatrais que escrevia, como "A Louca do Jardim"  e "Reveses da Sorte", para as obras da Igreja Matriz, que tinha como vigário o saudoso Pe. Manoel Balbino (in memoriam).

Salete Borges morreu aos 60 anos de vida no dia 27 de janeiro de 2000, acometida por um câncer no estômago. Foi sepultada em Mossoró, RN, deixando sua filha Marta Betânia, e não teve a oportunidade de conhecer seu único neto, Lázaro de Oliveira Mendes, que nasceu um ano após sua morte e hoje é acadêmico de medicina na UFRN.

Hoje, 20 anos de saudade e de dor, sem a presença daquela que, em vida, foi exemplo de fé, dignidade e amor a todos que tiveram o prazer de conhecê-la e, principalmente, de conviver com ela.

Simplicidade era uma de suas grandes qualidades
Amor ao trabalho era uma de suas prioridades
Leitura e dinamismo a acompanhavam sempre
Exemplo de mulher, mãe e filha
Trazia sempre consigo
E por toda a eternidade de minha vida, eu a amarei.

*Por Marta Betânia

Postado por Francisco Verissimo  - Blog Fatos de Itaú-Portal Fatos do RN

6 comentários:

  1. Tive o prazer de conhecê-la, na época namorava sua filha Marta Betânia. Dona Salete sempre foi muito batalhadora, uma mãe presente e sempre atenciosa. Era conhecida por todos como uma excelente professora. Infelizmente, DEUS a chamou mais cedo. Mas ela estará sempre em nossos corações.

    ResponderExcluir
  2. ... em 2000 casei com Marta Betânia e tivemos um filho lindo... Lázaro
    Ass.. Lindemberg Mendes

    ResponderExcluir
  3. Minha querida professora, dedicada, e amável tenho boas lembranças dela

    ResponderExcluir
  4. Eu gostava e gosto muito da minha comadre pois sou madrinha de Marta Betânia mim dê notícias minha afilhada .. Ass(Maria Das Graças Pereira)

    ResponderExcluir
  5. Minha querida vizinha e professora Salete Borges que tenha No Reino Celestial mim admirava o trabalho dela mulher de grande interligencia educor sua filha com muita educação Salete foi uma mulher guerreira cudor de sua mãe muito bem e sua filinha Betânia era ótima vizinha é muitas palavras sobre esta mulher guerreira

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog