DOMINGOS PRAXEDES BARRETO nasceu no dia 15 de março de 1906, no município de Alexandria/RN, filho do casal Juvêncio Augusto Barreto e Ana Praxedes Barreto.
Ainda criança, vieram morar no sítio Unha de Gato, atualmente encravado no município de Itaú, onde permaneceu até o fim de sua vida. Trabalhou como produtor rural por vários anos.
O seu pai, Juvêncio Augusto Barreto foi chefe do município de Apodi, nomeado pelo então governador do RN, Ferreira Chaves, seu cunhado.
Domingos teve influência na vida pública, e no dia 03 de outubro de 1950 elegeu-se vereador no município de Apodi pela "Aliança Democrática", cargo que ocupou no período de março de 1951 a janeiro de 1955, representando a vila de Itaú na Câmara Municipal do Apodi. Além disso, exerceu a função de segundo secretário da Mesa-Diretora
Nessa mesma época, participou da emancipação política de Itaú(em 1953) quando esteve em Natal com o deputado Newton Pinto, seu amigo, impedindo que o nome de Itaú fosse mudado para Francisco Pinto, contribuindo, assim, de forma expressiva na história de Itaú.
Domingos Barreto foi casado com Inah Lisboa Barreto, filha de Celso Praxedes Barreto e Júlia Lisboa Barreto, que também nasceu em Alexandria, no dia 14 de abril de 1911. Desse matrimônio, vieram a nascer os seguintes filhos: Jesuir Lisboa Barreto, Jusuier Lisboa Barreto, Inalda Lisboa Barreto, Domingos Praxedes Barreto Junior (in memoriam) e Douglas Augusto Barreto (in memoriam).
Domingos Praxedes Barreto faleceu no dia 15 de setembro de 1961, vítima de coração angina no peito, deixando, assim, seu legado.
*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Itaú-Portal Fatos do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário