NELSON DIÓGENES DANTAS nasceu no município de Pereiro, no Estado do Ceará, no dia 14 de outubro de 1914, filho do casal Osório Diógenes Dantas e Abigail Dantas de Almeida.
No dia 27 de setembro de 1946, casou-se com a itauense Francisca Antonieta Bessa, sendo bisneta de José Marcolino de Bessa, um dos fundadores da atual cidade de Itaú.
Após o matrimônio, Nelson e sua esposa Francisca passaram a morar no Sítio Massapê, localizado neste município. Desse casamento, tiveram 6 filhos, sendo dois do sexo masculino, que faleceram na infância; e 4 do sexo feminino, sendo elas: Maria do Socorro Diógenes Ferreira, Francisca Nelma Diógenes Bessa, Maria de Fátima Diógenes Bessa dos Santos e Lúcia de Fátima Diógenes Gonçalves.
Em Itaú, o casal vivia da pecuária e fazia negociações com gado.
Nelson Diógenes foi o primeiro presidente da COAPIL - Cooperativa Agropecuária de Itaú Limitada.
Entrou para a vida pública no dia 15 de novembro de 1966, sendo eleito vereador de Itaú pela ARENA - Aliança Renovadora Nacional, com 81 votos. Reelegeu-se em 15 de novembro de 1970, com 100 votos, sendo o segundo mais votado daquela disputa.
Disputou a reeleição em 15 de novembro de 1972 e conseguiu renovar seu mandato com uma votação de 80 sufrágios.
No ano de 1976, concorreu novamente ao cargo de vereador, renovando seu mandato com 69 votos. Tomou posse em 31 de janeiro de 1977 e encerrou seu mandato em 31 de janeiro de 1981.
A partir dai, deixou a vida pública e passou a se dedicar a família. Seu Nelson Diógenes faleceu no dia 15 de fevereiro de 2000.
*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Itaú - Portal Fatos do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário