*Por Marcos Pinto
ATENÇÃO SR. PREFEITO e SRS. VEREADORES DE ITAÚ-RN !!!.
CONCLAMAÇÃO PARA UMA NECESSIDADE HISTÓRICA
Ciro Bezerra, prefeito municipal de Itaú
A História de um município deve ser cultuada pelos poderes constituídos junto aos seus munícipes, resgatando e preservando os seus anais para que todo o honrado povo saiba a importância de cada cidadão e cidadã que não mediu esforços para que o progresso e o desenvolvimento alcançassem os degraus de um futuro promissor.
Câmara Municipal de Itaú, "Palácio Rui Bessa Nunes".
Em todo o mundo cultuam-se as personalidades do lugar nomeando-os como referenciais patronímicos e de imóveis que vinculam-se estritamente à sua história. Em escala proporcional, os pioneiros merecem destaque especial. Nesse contexto, impõe-se que os Srs. Prefeitos encaminhem para as Câmaras de Vereadores Projetos-de-Lei denominando a sede do poder executivo com o nome do PRIMEIRO PREFEITO DO MUNICÍPIO. Em Itaú o Edifício que sedia a Câmara Municipal tem o referencial patronímico muito justo de PALÁCIO RUI BESSA NUNES, por ter sido o seu primeiro Presidente.
Francisco Holanda Cavalcante, 1º prefeito Constitucional de Itaú
No caso do município de ITAÚ, destaca-se a proeminente figura do farmacêutico e intelectual polivalente FRANCISCO HOLANDA CAVALCANTE - Primeiro Prefeito de Itaú. Homem de rica biografia, que em muito engrandece a história dos homens que construíram PARI PASSU os caminhos que conduziram o município e a cidade ao potencial que hoje orgulha todos os digníssimos Itauenses.
Nunca é tarde para corrigir os rumos de uma omissão histórica que macula a grandeza de um povo. Portanto, que a sede do poder executivo municipal, após a louvável iniciativa do Sr. prefeito e Vereadores Itauenses, cumprindo as formalidades legais, receba o referencial patronímico de PALÁCIO FRANCISCO HOLANDA CAVALCANTE.
Marcos Pinto é historiador e advogado apodiense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário