domingo, 7 de fevereiro de 2021

Faleceu João de Raimundo, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Itaú/RN


O senhor João Batista Fernandes, mais conhecido por João de Raimundo, faleceu na manhã deste domingo(07/02), aos 95 anos, em Natal, onde residia há vários anos. 

Nascido em 24 de junho de 1925, em Itaú/RN, João Batista Fernandes era filho do casal Raimundo Fernandes da Silva e Herculana Praxedes de Oliveira. Desde cedo começou a trabalhar ajudando seus pais na agricultura, além disso também atuou no comércio da região.

Em janeiro de 1951, casou-se com a professora Isabel Régis de Melo, conhecida por Biluca, (filha do casal João Batista de Melo e Maria Régis de Melo, moradores do antigo povoado de Bom Lugar, atual cidade de Severiano Melo). 

Do casamento entre João e Biluca, nasceram os seguintes filhos: Francisco Leonildes Fernandes Melo, Francisca Leonida Fernandes Melo, Maria Ida Fernandes Melo Holanda, Herculana Praxedes de Oliveira Neta, Maria da Conceição Fernandes Melo Andrade, Maria Solange Fernandes Melo Holanda, Maria Vilane Fernandes Melo e Francisco Leodecio Melo Fernandes. Sua  esposa veio a falecer no dia 20 de outubro de 1998.

No ano de 1958, João Batista ingressou oficialmente na política itauense disputando uma cadeira na Câmara Municipal, pelo antigo PSD - Partido Social Democrático, conseguindo se eleger com 109 votos, sendo inclusive o segundo vereador mais bem votado entre os demais eleitos da época.

Reelegeu-se no pleito de 07 de outubro de 1962,  pelo partido da UDN - União Democrática Nacional, obtendo 155 votos, ocupando novamente a segunda maior votação.Tomou posse em 31 de janeiro de 1963 e exerceu seu mandato até o ano de 1964. 

Em seguida, foi eleito vice-prefeito de Itaú, pela UDN, no  pleito municipal de 24 de janeiro de 1965, obtendo 629 votos. João fazia parte da chapa encabeçada pelo então vereador Clidenor Régis de Melo, candidato a prefeito, também pela UDN, que conseguiu se eleger  com 641 votos. Naquela época, o prefeito e o vice eram eleitos separadamente.

Ao tomar posse em 31 de janeiro de 1965, João Batista passou a acumular automaticamente o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Itaú/RN, conforme determinava a legislação vigente. Com a instituição do bipartidarismo no Brasil, passou a fazer parte dos quadros da Aliança Renovadora Nacional(ARENA) e  permaneceu nos respectivos cargos  de vice-prefeito e presidente da Câmara de Itaú até 31 de janeiro de 1970.  

Em 1972 foi novamente escolhido para ser o vice da chapa do ex-prefeito Clidenor Melo, que elegeu-se prefeito de Itaú pela segunda vez, com uma votação de 668 sufrágios. João Batista Fernandes assumiu o cargo de vice-prefeito de 31 de janeiro de 1973 a 31 de janeiro de 1977. No final da década de 70, filiou-se ao PDS - Partido Democrático Social(ex-ARENA).

Seu João de Raimundo era irmão de Expedito Praxedes Fernandes, que também ingressou na política itauense, exercendo o cargo de vereador por 7 mandatos consecutivos.

*Blog Fatos de Itaú - Fatos do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog