*Por Clenildo Maia - pesquisador itauense.
Clidenor Melo, um rapaz, um homem. O Prefeito que mais trabalhou para o desenvolvimento de Itaú, e todos os itauenses e cidades vizinhas são testemunhas cabal do que falo, não é babação não.
Clidenor Melo veio para Itaú com seus pais e irmãos, começou sua trajetória de vida com um Bar, conhecido como Bar dois Irmãos: Segundo Melo e Clidenor Melo. Foi marchante, depois vereador de 1963 a 1964. Não terminando o mandato de vereador, foi convocado para disputar a prefeitura, tornando-se o 3º Prefeito de Itaú de 1965 a 1969. Depois exerceu mais 3º mandatos como Prefeito de Itaú.
Clidenor Melo era um filho adotado por Itaú. Mesmo sendo um filho adotado, ele trabalhou tanto por Itaú que em 1968. Inaugurou a Coapil e Emater, uma cooperativa de beneficiamento da castanha e do suco do caju, gerando emprego e renda para muitos itauenses. Em 1970 inaugurou a Energia elétrica Comensa( a motor). Construiu várias escolas na zona urbana e rural, deu inicio ao Bairro Nossa Senhora das Dores. Levantou as Vaquejadas de Itaú, que ficou tanto conhecida na história dessa terra. Os carnavais com João de Oreste. No dia das Crianças distribuía brinquedos para as crianças pobres da cidade, tornou-se o maior produtor de feijão macassar do Brasil (Sócio do Globo Rural)
Clidenor Melo também era um homem muito católico, nos leilões de Nossa Senhora estava lá com seu povo. Mesmo já doente, Clidenor Melo ainda lutou pela Construção do grande Açude que abastece a cidade e outras. Hoje é merecedor de seu nome: Açude Clidenor Régis de Melo. Sua luta foi tanta por Itaú até a sua morte no ano de 1994.
*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Itaú-Portal Fatos do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário