POMPíLIA MAIA DE ARAÚJO nasceu em Brejo do Cruz/PB em 28.04.1916, filha de José Ciriaco Maia de Araújo e Maria Gomes Maia. Era de uma família de 4 irmãos: Chiquinha Maia, Maria Maia, Gonçalo Maia e Manoel Maia. Veio para cidade de Itaú com 12 anos de idade.
Desde criança, menina, moça, mulher e senhora foi uma batalhadora pela vida e por todos seus filhos e netos. Casou-se com Antônio Cirico de Oliveira e tiveram 5 filhos, mais muito cedo ficou viúva, tornando-se a vida mais dura e na sua companhia seus pais já em ditosa velhice.
Pela vida, pelo pão trabalhou sem medir esforços pela sobrevivência. Uma mulher que o Senhor Deus deu o dom de ajudar seu semelhante a dá vida, tornando-se uma Parteira de mão Cheia. Em uma noite chuvosa, com apenas uma parteira na maternidade, o senhor Pedro Sales veio na Maternidade de Itaú em busca de ajuda para fazer o parto de sua esposa, que morava lá do outro lado do açude. Dona Maria. Sem resultados concretos, a parteira de plantão Albaniza Diógenes falou: “Vá na casa de Pompilia e chame que ela vai”. Bem sabia aquela mulher quem era Dona Pompília. Nem tanto pela necessidade, mais pelo amor ao próximo honrando assim a palavra do Senhor Deus no segundo mandamento da Biblia Sagrada.
Uma Paraibana forte, uma mulher virtuosa, uma guerreira que foi adotada por Itaú. Sei que as homenagens nas cidades são feitas pelos governantes, aquelas ou aqueles que contribuíram de alguma forma no Município, mais em Itaú é diferente(para os pobres lógicos). Mas sou mais feliz ainda, não por que não tenha nada com o nome da minha avó em Itaú. Eu sou feliz que eu creio e sei que o nome da senhora está no livro da vida verdadeira. Aqui sim a senhora precisa está nessa lista, na ditosa Cidade, quem sabe si o Senhor DEUS não coloque uma Rua com o nome, Rua Pompilia Maia. Bem pra cá viemos e não trouxemos nada e daqui sairemos também não levaremos nada, só o ESPIRITO para prestação de contas e mais nada. Dona Pompilia Maia foi chamada para o sono eterno no dia 31 de janeiro 1999, com 83 anos de vida.
Fonte: Clenildo Maia - pesquisador itauense.
*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Itaú - Portal Fatos do RN